SISOS INCLUSOS | DENTES IMPACTADOS

O PROCEDIMENTO

QUANTOS DENTES DO SISO EXISTEM?

Existem quatro dentes do siso superiores,  sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores também direito e esquerdo.

EM QUE IDADE ELES NORMALMENTE ERUPCIONAM?

A erupção ocorre normalmente dos 17 anos 20, portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

TODO MUNDO TEM DENTE DO SISO?

Não.

 

PORQUE ÀS VEZES ELES NÃO ERUPCIONAM?

Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dento do siso (germe dental); às vezes, não erupcionam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.

O QUE ACONTECE SE ELE FICAR DENTRO DO OSSO (NÃO ERUPCIONAR)

Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente, infecções e possíveis degenerações (lesões císticas).

O QUE ACONTECE SE ELE ERUPCIONAR PARCIALMENTE?

A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos casos dificultam a erupção, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local dor e edema.

É VERDADE QUE O DENTE DO SISO EMPURRA OS OUTROS DENTES, PROVOCANDO MUDANÇAS DE POSIÇÃO?

Há duas correntes: a primeira diz que , se houver espaço suficiente para erupção do siso e o paciente não tiver tendência  a apinhamento (mudança de posição), não haverá problemas, já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente submetido a ortodontia e com tendência a alinhamentos, ou mesmo, só submetido à Ortodontia, mas com a mesma tendência poderá ter problemas futuros como o "entortar dos dentes."

QUANDO É INDICADO A EXTRAÇÃO DO SISO?

A sua eçxtraão esta indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia, a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

Lindo sorriso